Ads 468x60px

Afinal, o que é liderança?

Muitas pessoas ainda tem em seus entendimentos que líder é "Aquele que vai sempre contra a maré.", "Aquele que sempre sabe de tudo.", "Aquele que é auto-suficiente.", "O mandão, o isolado, o chefe.", "Aquele que não erra.". Nada contra estas pessoas, mas creio que este tipo de entendimento não condiz com a realidade que envolve esta palavra. Creio que torna-se mais fácil entender o que é um líder, quando se está em contato direto com algum e quando passa-se um período sem o contato com nenhum.

Na minha vida profissional eu vivi duas oportunidades diferentes, a de trabalhar para um chefe, e a de trabalhar com um líder. Por experiência própria pude notar quais são as diferenças entre uma pessoa que tem preocupação em agir com liderança e uma pessoa que age normalmente, na verdade, quando se conhece os dois lados, é praticamente impossível não perceber tais diferenças.

O maior diferencial que é gerado no ambiente entre estas duas formas distintas de agir são os relacionamentos. Em um ambiente onde há liderança, percebe-se um relacionamento forte, vínculos que vão além dos meros interesses pessoais, espaço para ouvir e ser ouvido e por fim, unidade. Diferentemente, ambientes, sejam quais forem(relacionamentos, vida pessoal ou trabalho), onde há a inexistência de pessoas agindo com liderança, gerarão apatia, distanciamento e desunião.

Um pouco mais profundo também do que simplesmente dizer que liderar é igual a influenciar, na minha opinião e de acordo com a minha experiência de vida, uma das palavras que melhor pode representar a palavra liderança é a palavra relacionamento. Liderança é relacionamento puro. Não se pode influenciar sem que exista um relacionamento, seja ele direto ou indireto, entre as pessoas.  E é através deste relacionamento consigo mesmo primeiramente e com as outras pessoas posteriormente que a liderança pode ser exercida em sua excelência.

É através da liderança que as vidas mudam, que os relacionamentos são reconstruídos, que as empresas saem do vermelho para o mundo azul. Através da liderança os sonhos são reescritos, a caminhada é unida e a vida pode evoluir.



Nenhum comentário:

Postar um comentário