Ads 468x60px

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Julgue a si mesmo!

Um líder deve sempre buscar a realidade, e isto inclui assumir a realidade da sua personalidade, esquecer o orgulho e olhar para si. Somente quando olhamos para nós mesmos, deixando de lado qualquer tipo de preconceitos e de orgulhos, é que poderemos descobrir quem realmente somos e o que está por detrás de cada atitude que realizamos. Para haver crescimento na sua vida é necessário Assumir a Liderança dela e para isso é necessário realizar uma análise completa de si mesmo.

Já ouviu falar em Janela de Johari? Janela de Johari é uma ferramenta conceitual, criada por Joseph Luft e Harrington Ingham em 1955 que ajuda o indivíduo a analisar como ele mesmo se vê e como as pessoas ao seu redor o veem. 

Você já se deparou com uma situação destas?
Muitas vezes você se vê como uma pessoa esforçada para realizar uma tarefa, mas as pessoas ao seu redor o veem como um descompromissado.
As vezes você julga que não leva jeito para cantar(ou qualquer outra coisa), e uma outra pessoa o vê cantarolando e fala: Nossa, que potencial, você deveria ser um cantor!

Será que a opinião das outras pessoas também não poderia ajudar-nos a sermos pessoas melhores para nós mesmos e para os outros? Faz algum sentido? Já que liderança está diretamente relacionado com o relacionamento consigo mesmo e com as outras pessoas?


A Janela de Johari possui quatro espaços, sendo eles:
1)"Eu Aberto" como o próprio título diz, é a área onde a sua forma de ser é aberta tanto para você quanto para as pessoas. São as características que você e os outros reconhecem sobre sua forma de ser. Você se acha uma pessoa de bom humor e as pessoas ao seu redor sempre afirmam que você tem um ótimo humor, ou seja, há um alinhamento entre você e as outras pessoas.

2)"Eu Cego" é a forma que as pessoas te veem mas que você ainda desconhece. Já viu aquelas pessoas onde todos do grupo dizem: "Nossa, como ela é orgulhosa e mimada!", mas a própria pessoa não tem a ciência disto? Ou que as pessoas dizem: "Este rapaz leva jeito para atuar, deveria investir nisto.", mas o próprio rapaz se acha um tanto tímido. Este é o ponto cego daquela pessoa, coisas que ela mesmo não consegue enxergar.

3)"Eu Secreto" são os seus segredos, aqueles que você não conta para ninguém. Aquilo que só você sabe sobre a sua forma de agir. Assim como aquele cara grandão que todos o veem como durão e que muitas vezes até ele mesmo cria tal imagem, mas que emocionado faz uma doação a quem precisa de um pouco de comida . Estes são os seus segredos.

4)"Eu Desconhecido" é o espaço onde ninguém sabe sobre você, e olha que engraçado, nem mesmo você conhece! Já viu aquelas pessoas que são tão tímidas e caladinhas, bem introspectivas e que um dia acontece algo no trabalho e elas botam a boca no trombone? E todos olham e falam: "Nossa, nunca eu iria achar que você tivesse essa coragem!" e a própria pessoa fala: "Caramba, nem eu!" Essa é a parte que nem eu e nem você conhecemos!

Como já vimos, antes de buscar atitudes para liderar seus relacionamentos ou seus negócios, é necessário crescer como pessoa e se descobrir. E para se descobrir é necessário que olhemos para nós mesmos de uma forma extremamente realista, o que não ocorre de uma forma natural. E quando digo que não ocorre de uma forma natural, é por experiência própria e por observação a outras pessoas. Se você não tirar um tempo exclusivo para esta reflexão por decisão própria, naturalmente nunca a realizará. Continuará a viver na zona da escuridão que corrói dia a dia as chances de desenvolver-se. Muitas vezes esta é a tarefa mais difícil, aceitar que somos falhos, que não somos esse super-herói todo que achamos que somos.

E além das próprias reflexões, que já são muito boas porém podem estar viciadas em nossa própria visão, podemos utilizar a experiência apresentada pela Janela de Johari e descobrir pontos que não conhecemos por nossa própria visão. Quem poderia lhe oferecer uma nova visão diferente da sua? Justamente quem convive próximo à você e que você confia! Seus pais, seus irmãos, seus amigos, seu cônjuge, seus colegas de trabalho, todos eles podem ajudar você a crescer, com certeza têm visões sobre você que você mesmo desconhece!

Espero que esta reflexão tenha agregado tanto conhecimento a vocês quanto agregou a mim! O que você achou de tudo isto? Já tinha parado para pensar sobre este assunto? Já aconteceu algo do espaço "Eu Desconhecido" com você ou com alguém próximo? Comente os resultados do seu desafio! Diga aí o que pensa e vamos crescer juntos!

O desafio para esta reflexão não será muito fácil. Para realizar será necessário abrir mão dos seus preconceitos e orgulhos,  escolher três pessoas que são próximos a você e realizar esta tarefa de coração e cabeça abertos. Pedir para as pessoas escolhidas falarem ou escreverem para você quais são três pontos positivos em você, três pontos negativos em você e descrever uma situação junto com você que a marcou, mesmo que seja positiva ou negativa! Com certeza você aprenderá mais sobre você e como as pessoas te veem após analisar os resultados! Não tenha medo, sei que é difícil! E aí, está pronto para encarar?

Literatura - O livro de ouro da liderança - Jonh C. Maxwell
Assuma a Liderança!


2 comentários:

Falanandopires disse...

Grande amigo e irmão Bruno.
Gostei muito mesmo do post.
Vou tentar realizar o desafio.

Bruno disse...

Massa Fernandão! Fico feliz que gostou e se identifica com este tema de liderança!

Seja muito bem vindo!

Um abração!

Postar um comentário