Ads 468x60px

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Cobrar vs Pedir: Destruir ou Construir!

Vou começar este texto fazendo a seguinte pergunta: O que você sente quando escuta isto ou algo parecido do seu superior(seja qual for)?

Quero todos os relatórios no meu e-mail até sexta!

É um sentimento um tanto ruim não? Muitas pessoas sentem medo, algumas outras sentem pressão e outras  até sentem raiva. Combinados ainda com o tom em que foi dito, os resultados desta pequena frase podem ser catastróficos! 

Agora esqueça estes sentimentos, limpe sua mente. O que você sentiria se escutasse da mesma pessoa esta outra frase aqui:

Poderia concluir os relatórios e enviar para o meu e-mail até sexta?

Soa diferente não? Esta frase apresenta mais liberdade, mais sensibilização e mais colaboração. Esta sim é uma combinação positiva.

Já viram aqueles casais que cobram tudo um do outro e que destroem os seu relacionamento? "Todo dia eu mando ele trocar a lâmpada e ele não troca.", "Já falei para ela cuidar melhor do dinheiro mas nunca faz nada.". Será que não existe uma maneira melhor para apresentar estas situações ao outro? (Será que este não é o seu caso?)

Você sabia que existe uma enorme diferença nos resultados quando se cobra algo ou quando se pede algo? É isto que abordarei agora!

Não sei se você já parou para pensar, mas: Toda vez que você é cobrado de uma maneira dura, pode até ser que você realize o que é desejado e alcance os objetivos esperados, porém, se não souber filtrar muito bem o que escuta estará realizando tudo através de sentimentos negativos. O relacionamento com o "cobrador" ficará desgastado uma hora ou outra.

Mesmo assim, muitos ainda podem pensar: "Se você não cobrar e pressionar, as pessoas nunca se moverão" ou alguma coisa parecida. Mas posso garantir a você que onde há cobrança, ou  existe a falta da execução da liderança (pelo superior, solicitante) ou falta o reconhecimento da liderança (pelo subordinado) e esta indefinição cria um ambiente negativo.

Exemplifiquei tudo num contexto de uma empresa, mas aonde mais este tema poderia ser encaixado? Será que este tema é só para o nosso trabalho? Não! Ele se encaixa em todos os lugares, na sua casa, no seu relacionamento com cônjuge, com seus amigos ou com desconhecidos.

Não se engane, todos nós podemos representar os 3 papéis em várias situações:

  • Se está no trabalho e tem um chefe, você é o subordinado. 
  • Se está num restaurante e pede um prato, você é o solicitante.
  • Se tem uma pessoa exatamente no mesmo nível que você, vocês não tem uma definição declarada.

Cobrando ou pedindo, por muitas das vezes, você consegue atingir o seu objetivo. O problema são as sementes que você planta quando cobra ou quando pede, pois elas permeiam além do simples momento que você está solicitando algo a alguém. As situações das nossas vidas não existem por si só, cada momento de agora é reflexo de uma atitude sua no passado. Os seus relacionamentos são construídos a cada interação que você tem com as pessoas ao seu redor, logo, quão melhor for a sua liderança e a sua forma de lidar com cada situação, melhores serão seus relacionamentos.

A cobrança geralmente será utilizada por alguém que tem poder sobre alguém que tem menos poder, por exemplo: Chefes e subordinados, pais e filhos, professor e alunos. Usando o artifício da cobrança para alcançar os objetivos, você pressiona a outra pessoa impondo o seu poder e tenta coagi-la a realizar algo que queria. Sendo subordinada, a pessoa realizará o que for necessário, mas não será gerado nela um ambiente de confiança mas sim de julgamento e medo. Agora eu lhe pergunto: Você defenderia e ajudaria uma pessoa que lhe trás a sensação de julgamento, culpa e medo? Dificilmente, pois ela não desenvolveu um relacionamento de confiança com você.

O pedido e o incentivo por sua vez, muda todo o contexto de uma história. Quando você tem todas as oportunidades para cobrar e mandar mas ao invés disto demonstra que algo é importante para você e realiza um pedido com respeito, você está gerando relacionamento. As pessoas quando respeitadas, se abrem a relacionamentos construtivos e verdadeiros. Percebem a necessidade de quem pede e colaboram com o melhor que podem fazer para que tudo saia conforme planejado. Simplesmente porque sentiram um respeito verdadeiro. E com certeza o "pedido" deixa as portas abertas para que novas situações construtivas ocorram novamente, é como se a pessoa começasse a fazer parte do seu time porque ela mesmo quer!

No mundo em que vivemos, infelizmente o desrespeito impera e as pessoas já o julgam como normal.  Somente atitudes diferentes podem sobressair a todo este negativismo que as pessoas já estão acostumadas. E para ter relacionamentos saudáveis, seja ele no ambiente que for, é necessário construir os pilares da confiança e da colaboração. É importante criar um ambiente onde não haja culpa, mas onde haja solução.

Mas e aí? Então nunca podemos cobrar nada de ninguém?
Na minha forma de pensar, como apresentado acima, o pedido e o incentivo sempre serão a melhor solução a se perseguir, porém existem sim situações aplicáveis à cobrança. Creio que a cobrança deve ser utilizada em último caso, pois ela representa o poder e dependendo da pessoa que é cobrada ela pode encarar de duas formas: 1) Parar, refletir e ver que está errada. 2) Ir ao extremo e romper o relacionamento. É um risco a se correr, mas existem situações necessárias, por exemplo:

  • Se um funcionário não responder ao solicitado através da liderança, infelizmente você deverá usar a cobrança, afinal ele é seu funcionário.
  • Se seu filho não o obedecer você mesmo você falando com carinho(liderança), você tem a autoridade de pai e deverá deixar claro quem dá as ordens.

Mas geralmente, 99,9% das situações que vivemos podem e devem ser resolvidas através da liderança para que sejam gerados relacionamentos construtivos. Geralmente sempre há uma maneira mais inteligente de se resolver as situações através da verdade e da colaboração. Cabe a você, no momento decisivo buscar a melhor maneira.

Temos que Assumir a Liderança e entender que muitos dos nossos relacionamentos dependem primeiramente das nossas atitudes. Somos o princípio de como as coisas irão se comportar ao nosso redor, se somos bons, teremos resultados bons. Se somos incentivadores, encontraremos aliados que seguirão conosco na caminhada, mas se agimos através da coação e da culpa, a nossa solidão e nosso isolamento falará por nós mesmos.


O desafio não é dos mais complicados, mas precisa de vigilância e atenção! Sabe aquilo que você só cobra de uma pessoa próxima a você? Desafio você a apoiar e incentivar, e se necessário demonstrar. Busque um relacionamento profundo e demonstre a importância daquilo que você está pedido, mostre o real significado de tudo. De qualquer maneira, não pressione, não cobre, haja com amor quando tiver aquela oportunidade onde poderia cobrar. Não garanto que será emocionante no exato momento, mas garanto que o impacto do respeito e do pedido dará abertura para o começo de um novo relacionamento! Depois conta aí o que aconteceu! Aproveita e diga sua visão sobre o texto!


Curta nosso Face no menu ao lado!
Assuma a Liderança!



Um comentário:

Gaspar disse...

Mais uma vez, excelente texto! Muito bom mesmo.
Parabéns Bruno e obrigado pelas sábias palavras.

Postar um comentário