Ads 468x60px

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

A pessoa mais difícil de liderar é você mesmo!

Para começar a abordar este tema que considero ser o mais importante dentro do estudo sobre liderança, nada melhor que realizar uma citação criada por Walt Kelly nos quadrinhos de um jornal sobre uma conclusão que o personagem Pogo teve:

Pogo, o bonequinho a esquerda concluiu: 

"We have met the enemy and he is us."
"Encontramos o inimigo, e o inimigo somos nós."

Pogo chegou a conclusão que o seu pior inimigo era ele mesmo, ele mesmo sabotava os seus próprios planos. Na história ele gostaria que seu território fosse limpo, mas ele mesmo tratava de sujar todos os dias.

E você? Já parou para refletir se não tem se sabotado diariamente?
Muitas vezes isto pode estar ocorrendo e você ainda não conseguiu concluir que "O seu pior inimigo é você mesmo!". Que muitas vezes é você mesmo quem impede que seus próprios sonhos e desejos sejam realizados, simplesmente porque não Assumiu a Liderança na sua vida.

Sabe aquele livro que você gostaria de ler? - Mas agora já está tarde, amanhã eu leio!
E aqueles quilinhos que você gostaria de perder? - Não depois eu penso nisso!
E aí, já saiu do vermelho? - Ah, me deixa, você sabe como as coisas são complicadas!

Diariamente temos ideias novas, projetos novos e sonhos novos, porém a maioria das vezes não os colocamos em prática, apenas sonhamos. Deixamos para depois as coisas que poderíamos realizar agora. E uma coisa é certa, sonhos não mudam a realidade, mas as ações que realizamos sim, essas mudam qualquer realidade.

O maior desafio de qualquer pessoa que proponha-se a ser um líder em qualquer área de sua vida, SEMPRE será liderar a si mesmo. E quando digo liderar a si mesmo, digo fazer aquilo que você sabe que deve ser feito. A palavra "fazer" neste caso está totalmente relacionada com a palavra "agir". Liderar a si mesmo é Assumir a Liderança da sua vida, bater no peito e dizer: "Minha vida é responsabilidade minha!". 

Para você que busca ser um líder no seu trabalho ou um líder nos seus relacionamentos, entenda que a liderança é baseada na confiança, e não um direito que se adquire. Por esta razão, é necessário concertar-se antes de buscar liderar os outros, pois você só consegue oferecer aquilo que você vive verdadeiramente.  Não importa o tempo que você leve para aprender a liderar a si mesmo, ele é o mais importante de todos, pois definirá a sua trajetória, gaste o tempo necessário refletindo sobre isso e realizando ações que firmem esta decisão na sua vida. O exemplo sempre falará mais alto que as palavras. E toda palavra proferida por alguém que vive aquilo que fala tem a força da verdade ao seu favor.

Dê à sua vida e ao seu tempo o devido valor. Coloque em prática desde já, aquele projeto que você esqueceu na gaveta, aquela disciplina para os estudos, o empenho no seu trabalho ou seu relacionamento sadio com os outros!

Espero que tenham crescido com este tema como eu cresci ao estudar e ao escrevê-lo! Você concorda que a pessoa mais difícil de liderar somos nós mesmos? Diga aí o que pensa, vamos caminhar e crescer juntos!

Após esta reflexão, desafio você a escolher uma meta agora e iniciá-la já, seja o que for que você julgue ser correto realizar na sua vida!


Literatura - O livro de ouro da liderança - Jonh C. Maxwell
Assuma a Liderança!

13 comentários:

Gaspar disse...

Depois de ler este post, vou iniciar a minha meta hoje mesmo :-)))

Bruno disse...

Grande Gaspar! Uma honra recebê-lo por aqui! Maravilha, cada reflexão sempre terá um desafio prático! E para ficar mais verdadeiro, só colocarei os desafio aos quais eu mesmo já me desafiei ;). A ideia é realizar a caminhada juntos!

Um abração!
OBS: Se quiser pode seguir o blog pelo botão seguir no menu ao lado ;). Fica mais interessante e você não perde nada.

Anônimo disse...

Ótimo texto! Essa é a reflexão que precisamos para termos a consciência de como agir para realizar metas dia a dia. Criar uma postura onde possamos tomar as rédias da nossa vida é fundamental. E é ajustando os detalhes que o todo vai sendo consertado. Nada melhor que aprender a liderar a si mesmo e com certeza esse é o nosso desafio diário. Com a consciência alinhada, o próximo passo é agir.

Parabéns! :)

Beijão!!!

Bruno disse...

É isso! Temos que ajustar o nosso dia a dia para conseguirmos evoluir! monique-meneses, aproveite a oportunidade e faça o desafio, você vai ver que fazendo, vai aprender mais de si mesma!

Um beijão!!!

Carolina Mascarenhas disse...

Opa Bruno,

Boa reflexão! Compartilha com a gente as referências do seu material de estudo. Eu muito me interesso por este tema!

Bjs,
Carol.
p.s.: Gostei bastante da sua iniciativa em escrever este blog! Muito Fera!

Bruno disse...

Oi Carol, que bom que gostou! Eu amo este tema, é um prazer estudar e escrever! Sempre aprendemos assim!

Criarei no blog uma seção dos livros que já estudei e que estou estudando no momento para facilitar. Vou complementar o post com a referência!

Obrigado e fique a vontade para seguir o blog, tem um botãozinho no menu a direita, é melhor pois aí você não perde nenhum conteúdo!

Um abração!

Bruno disse...

Pronto Carol, a referência já está atualizada, bem ao fim do post!

Abração

Gaspar disse...

Ok Brunão, estou seguindo agora o seu Blog. Continue com o trabalho que está excelente!

Ontem eu li um artigo que pode te interessar também: http://blogs.hbr.org/bregman/2012/01/your-problem-isnt-motivation.html

Abraço!

Bruno disse...

Muito bom Gaspar! Este artigo é 10 também! Eu vou abordá-lo mais pra frente! A questão de gerar o ambiente correto é muito importante! Show! Valeu!

Bruno disse...

Carol e pessoal,

A literatura recomendada também já está disponível no menu ao lado direito! Lá estão os livros que estudei e estou estudando!

Um abração!

Albert Gebien disse...

Massa Brunão!!!
Esse texto me fez pensar um bocado!!!

Parabéns!!!

José Carlos disse...

Parabéns pela iniciativa maraux =), muito bom o tema abordado.

Bruno disse...

Valeu meu querido info! Que bom que gostou! Um abração!

Postar um comentário