Ads 468x60px

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Lidando com as críticas!

O preço certo que se paga ao ocupar uma posição de liderança é o preço da crítica. Geralmente quem não é criticado é porque ultimamente não tem ocupado uma de líder. Os olhos das pessoas sempre estão voltados a quem é a referência, a quem está a frente ou a quem Assumiu a Liderança em alguma questão que possa envolver mais de uma pessoa.

E porque quando falo de crítica eu me referi a um preço a ser pago? Por que toda crítica, se não bem administrada, poderá lhe causar traumas ou mágoas que podem gerar dentro de você um certo medo e uma paralisação. Pode até parecer um pouco pesado este tema, mas o líder deve sempre buscar a realidade. E a realidade é que as críticas existem e sempre existirão.

Como você lida com as críticas? É aquele tipo de pessoa que fica magoada, reflexiva ou simplesmente ignora e tem para si que as outras pessoas tem uma visão errada sobre você?
O primeiro passo para saber jogar o jogo das críticas é se conhecer. Para iniciar este processo de crescimento, você deve buscar ver de uma forma bem realista como é que você reage quando é criticado, seja pelo seu chefe, cônjuge ou por aquele seu amigo que não concorda com alguma atitude sua.

Uma vez li uma frase muito interessante, dizia assim: "Crítica construtiva é quando eu critico você! Crítica destrutiva é quando você me critica!". Engraçado né? Mas será que é esta a realidade? Eu não penso assim. 

Existem pessoas que realmente criticam você para te derrubar ou te magoar, falam coisas para que você se sinta menor. É um tanto ruim admitir isto, mas acontece frequentemente! Na minha opinião esta é a crítica destrutiva. Pessoas que não tem relacionamento com você e que querem fazer com que se sinta mal ou com vergonha por algum motivo. Neste caso, há somente uma coisa a fazer, aprender que nem todos querem te ver crescer!

Porém existem aquelas pessoas as quais você sabe que se importam com você: Os amigos próximos, o chefe que lhe dá oportunidades, o cônjuge que te ama ou simplesmente aquela pessoa que nunca o viu mas que é cordial e escolhe as palavras para que o foco da crítica sejam os problemas, que nem sempre necessariamente é você!

Depois que você se conhece e sabe como age quando é criticado e como recebe interiormente estas críticas, é necessário aprender o mais importante sobre como lidar com tudo isto. É necessário aprender a filtrar o que realmente deve ou não deve ser ouvido, justamente para separar a parte construtiva e a parte destrutiva. E aqui estão perguntas chave que você deve se fazer para determinar que tipo de crítica está ouvindo:
  • Quem me criticou? A fonte da crítica faz uma diferença muito grande. Você deve ver exatamente se quem está criticando tem a ciência do que está fazendo.

  • Como essa crítica foi feita? A pessoa o criticou com raiva, falta de respeito ou utilizava palavras duras? Ou quando falava com você estava preocupada em falar de uma maneira clara e com ternura? Quem se importa realmente com você, por mais que seja direto, não quer te diminuir.

  • Qual o motivo da crítica? A pessoa te criticou realmente porque se importa com você ou porque tem alguma mágoa pessoal contra você?
Se você sabe a fonte desses três porquês, então a crítica pode ser melhor trabalhada para o seu crescimento pessoal, afinal, nós só conseguimos crescer quando abrimos o coração para a mudança, mas é importante que esta fonte de mudança seja baseada em algo construtivo. É necessário tomar as atitudes certas quando você é alvo de uma crítica construtiva para aproveitar o embalo e crescer. Então, quando se encontrar diante de uma situação dessas pense no seguinte:

  • Não fique na defensiva - se é uma crítica construtiva, poderá ser usada para o seu crescimento.
  • Procure os traços de verdade - abra o coração e veja se concorda com a pessoa.
  • Efetue as mudanças necessárias - se concordou com a pessoa, lute para mudar por si mesmo.
  • Assuma atitudes mais positivas - busque realizar as coisas de uma forma diferente.

E para finalizar, aceite-se como você é! Nós não somos perfeitos, vamos errar, vamos ser criticados e o mundo continuará. Mas podemos ter a atitude positiva de aproveitar o embalo das críticas para o nosso crescimento, isso sim nos fará líderes. Seja firme e assuma para si que tudo isto faz parte de um processo, o processo do seu crescimento.

Espero que esta leitura possa refletir em atitudes diferentes quando estiver diante de um cenário de críticas. Por experiência própria, digo que o momento onde mais crescemos é quando somos confrontados de coração aberto! E você, como encara as críticas do dia a dia? Já tinha pensado desta maneira diferente que a leitura apresentou? Já colocou em prática? Quais foram os resultados? Diga aí o que pensa e vamos crescer juntos!

O desafio hoje é um pouco complicado pois será necessário uma situação real! Mas nada que um líder não possa realizá-lo! Para imbuir este processo de encarar as críticas é necessário praticá-lo e o desafio é praticá-lo a próxima vez que você se encontrar em um cenário em que está sendo criticado. Para isto, você deve lembrar-se do que foi apresentado e deve estar atento pois as críticas vem a qualquer momento. Se for necessário escreva "Crítica" em um post-it e cole no seu monitor ou amarre aquele velho lacinho vermelho no dedo! O importante é praticar esta visão a próxima vez que for criticado! E aí, quem vai encarar?

Literatura - O livro de ouro da liderança - Jonh C. Maxwell
Assuma a Liderança!




3 comentários:

Gaspar disse...

O assunto do artigo é bastante importante e profundo. Existe muita coisa a ser explorada e com certeza não deve ser subestimado :-)

Veja esse artigo que talvez esteja relacionado:

http://www.forbes.com/sites/ericjackson/2012/01/02/the-seven-habits-of-spectacularly-unsuccessful-executives/

Bruno disse...

Opa! Fera, vou ler lá! Valeu Gaspar!!

Falanandopires disse...

Fantástico Bruno.
Sempre tive problemas com críticas no passado.
Infelizmente, na maior parte das vezes eu era criticado por quem não me queria ver crescer e acabei travado por muitos anos.
Isso me adoeceu, ao ponto de ter de fazer tratamentos emocionais.
Hoje, aprendi a lição.
Seu artigo tem tudo a ver com o que passei.
Parabéns!!

Postar um comentário